Alzheimer pode estar relacionado às baixas de visão e audição

Alzheimer pode estar relacionado às baixas de visão e audição

3 de agosto de 2022

O Centro Boucault sempre alerta sobre a importância da prevenção de doenças por meio de consultas de rotina. Além do bem-estar de forma geral, novos estudos concluem que cuidar da saúde dos olhos e do aparelho auditivo também são formas de prevenir o Alzheimer. Esse distúrbio cerebral afeta as funções cognitivas de forma progressiva e ainda não tem tratamento.

A estratégia de tratar problemas de visão e audição para evitar o Alzheimer  é adotada a partir das observações da publicação científica The Lancet, que desde 2017 apresenta uma lista de fatores de risco para a doença.

Já constavam nessa lista dos chamados “riscos modificáveis” – que podem ser alterados ao longo da vida – a baixa escolaridade, hipertensão, obesidade, depressão, diabetes, consumo excessivo de álcool, lesão cerebral traumática e poluição do ar. Agora, os problemas auditivos e visuais foram incluídos já que fazem com que os pacientes diminuam suas interações sociais. A otorrinolaringologista do Centro Boucault, Renata Boucault, confirma que a perda auditiva reduz a capacidade cognitiva e prejudica relações interpessoais.

“A tendência é de que os problemas auditivos levem as pessoas ao isolamento.  Ao deixar de receber estímulos, a capacidade cognitiva também sofre perdas”, diz a médica.

O mesmo vale para problemas de visão. “Com o passar dos anos, as pessoas mais velhas atribuem a baixa da visão a algo natural da idade. Isso faz com que não busquem acompanhamento adequado para ajuste dos óculos, por exemplo”, salienta o oftalmologista Fernando Boucault. O também oftalmologista Ricardo Boucault acrescenta que tudo isso prejudica as interações sociais e, consequentemente, potencializa os riscos do Alzheimer.

Prevenção

 

Como não tem cura, o Alzheimer precisa ser retardado ao máximo. Isso para que a evolução da doença seja mais lenta e as funções intelectuais sejam preservadas por mais tempo. Especialmente a partir dos 65 anos a comunidade científica recomenda atenção especial à saúde dos olhos aparelho auditivo. Visitas periódicas a especialistas nessas áreas se tornam ainda mais essenciais.

 

Entre em contato e agende uma consulta no Centro Boucault.