Exame de vista em idade escolar: quando fazer?

Exame de vista em idade escolar: quando fazer?

2 de outubro de 2018

Um dos maiores presentes que os pais podem dar para as crianças sempre – e não só no mês de outubro, quando comemoramos o seu dia – é o cuidado com a saúde. Isso inclui a saúde dos olhos, que interfere e muito no dia a dia dos pequenos, principalmente daqueles que já estão em idade escolar. O Centro Boucault – referência em Oftalmologia na região de Mogi das Cruzes – tem um atendimento com exame de vista personalizado para crianças e alerta para a periodicidade dos exames de vista que o seu filho deve fazer.

De acordo com o médico oftalmologista Fernando Boucault, ainda na maternidade deve ser feito o chamado “teste do olhinho” nos recém nascidos. “Ele é realizado com um aparelho chamado oftalmoscópio direto e permite detectar doenças que causem obstrução do eixo visual por opacidade, como catarata, glaucoma, opacidades de córnea, hemorragias no vítreo, entre outros problemas”, destaca.

Boucault ressalta que, tão importante quanto esse exame, é manter uma frequência adequado nas visitas ao oftalmologista ao longo da infância.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) recomenda que um exame de vista seja realizado a cada seis meses durante os dois primeiros anos de vida da criança.

“A visão se desenvolve 90% até os 2 anos de idade, quando a criança aprende a fixar, movimentar os olhos de maneira conjunta e perceber profundidade”, explica o médico, acrescentando que qualquer alteração nessa fase que não seja corrigida pode acarretar prejuízos à visão pelo resto da vida.

Já a partir dos 3 anos, quando os pequenos normalmente já conseguem se expressar de alguma forma, é possível obter informações para medir a acuidade visual e – se necessário – indicar o uso de óculos.

Por isso, a recomendação do Centro Boucault é que os pais marquem uma consulta antes mesmo que o filho comece a frequentar a escola. Depois, ao longo da vida escolar, as consultas preventivas devem ser realizadas anualmente para garantir não só mais qualidade de vida como melhor desenvolvimento na sala de aula. “O maior erro que muitos pais cometem é trazer as crianças para exames só depois que começam as queixas como dificuldade em enxergar a lousa ou cansaço na vista”, alerta Fernando Boucault.

O Centro Boucault tem um atendimento personalizado para crianças, com todo o cuidado e atenção que elas precisam para estar em dia com a saúde dos olhos. Para saber mais sobre Oftalmologia no Centro Boucault, clique aqui.