Oftalmopediatra orienta sobre estrabismo em crianças com trissomia 21

Oftalmopediatra orienta sobre estrabismo em crianças com trissomia 21

21 de março de 2024

Assim como toda criança, as que nascem com trissomia 21 precisam de cuidados com a saúde ocular desde o nascimento. Porém, neste Dia Mundial da Síndrome de Down (21/03), lembramos que elas podem ter maior pré-disposição a certos problemas de visão. Um deles é o estrabismo. Para prevenir, avaliar e tratar doenças oculares na infância, o Centro Boucault oferece atendimento com oftalmopediatra Cristina Shimizu.

“A Oftalmopediatria é uma subespecialidade que cuida especificamente da saúde da visão de bebês e crianças. Entre elas, estão as crianças com síndrome de down”, explica a médica, que também é especialista em estrabismo.

Segundo a oftalmopediatra, problemas oculares que podem acometer crianças com trissomia 21 são os mesmos que afetam todas as crianças, mas nesse público eles podem ocorrer com mais frequência e de forma mais acentuada.

De acordo com o Ministério da Saúde, 20% das crianças com síndrome de down apresentam estrabismo, que nelas pode ter diagnóstico mais desafiador por conta do formato característico dos olhos.

Na idade pré-escolar, 40% dos estudantes com trissomia 21 têm hipermetropia, que pode estar associada a um estrabismo convergente. Ainda conforme o Ministério da Saúde, muitas das crianças com síndrome
de down têm dificuldade em focalizar objetos próximos. Isso se aplica independentemente de terem miopia ou hipermetropia. Por esse motivo elas precisam usar óculos mais frequentemente do que o restante da população Daí a importância da avaliação especializada de um oftalmopediatra!

Sobre a oftalmopediatra do Centro Boucault

A Dra. Cristina Shimizu é formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e tem especialização em Oftalmologia também pela UMC. Fez subespecialização como oftalmopediatra na UNIFESP, onde também obteve subespecialização em estrabismo.

Você ou alguém que você conhece precisa de atendimento com oftalmopediatra? Envie esse post e entre em contato para mais informações sobre consultas: 4799-5540 / 95316-6746 (WhatsApp).