Pressão alta pode ocasionar retinopatia hipertensiva

Pressão alta pode ocasionar retinopatia hipertensiva

26 de abril de 2022

O Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04) é muito importante para conscientizar sobre as consequências da pressão alta. Quando não controlada, ela pode causar vários problemas graves como infartos, derrames, insuficiência cardíaca e também pode comprometer a visão. A retinopatia hipertensiva é mais um motivo para você aproveitar este 26 de abril para ficar atento à sua pressão arterial e também se consultar com um oftalmologista.

O médico do Centro Boucault especializado em retina é o Dr. Fernando Boucault, que explica que inicialmente a retinopatia hipertensiva pode não apresentar sintomas. “Quando a lesão atinge um estágio avançado o paciente apresenta piora da visão, sensibilidade à luz, dores de cabeça”, diz.

Por esse motivo, quem é hipertenso tem um motivo a mais para fazer visitas regulares ao oftalmologista.

“Com exame de fundo de olho e mapeamento de retina é possível observar condições de veias e artérias. Elas podem indicar se aquele paciente tem pressão alta e se precisa de tratamento médico”, acrescenta Fernando Boucault. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 700 milhões de pessoas não sabem que têm hipertensão.

Tratamento

A retinopatia hipertensiva não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento da hipertensão. “Ao cuidar da causa original do problema e fazer acompanhamento oftalmológico, é possível amenizar a evolução da lesão”, salienta o médico. Ele lembra que hábitos como alimentação saudável e prática de exercícios são as melhores formas de prevenir e combater a hipertensão. “E, consequentemente, evitar também a retinopatia hipertensiva”, finaliza.

Clique aqui para saber sobre outras doenças oculares, seus sintomas e tratamentos. No Centro Boucault, você encontra profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta para atendimento em oftalmologia. Navegue em nosso site e entre em contato para agendamento pelo telefone 4799-5540.